Participação do DESIS na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

11/10/2017 18:36

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia(SNCT) foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Logomarca “Adição” 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia    http://snct.mctic.gov.br/semanact

A realização da SNCT ocorre uma vez por ano no mês de outubro, em todo o território nacional. Atualmente se encontra na sua 14ª edição no período de 23/10 a 29/10 de 2017. Tem o intuito de promover e aproximar questões cientificas, estimular a curiosidade, incentivar o ensino e o conhecimento em uma abordagem mais acessível e fácil à população em geral. O Núcleo de Estudos para Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação Social (DESIS) apresentará a sua contribuição na SNCT durante o II Seminário DESIS /UFSC.

Este ano o tema escolhido para a SNCT foi “A Matemática está em tudo”, isto se deve ao fato do Brasil sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional dos Matemáticos.

O país é considerado uma referência internacional nesta ciência da terra, através do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro, além de apresentar um know-how de excelência nesta área.

A matemática é conhecida pelos alunos por ser a vilã em escolas do ensino médio e fundamental. O que esta SNCT quer demonstrar é a outra face da matemática na qual se pode ter um universo mais simples, lúdico e divertido do que se imagina e principalmente auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Está ciência exata também é um fator essencial na construção de bases em áreas afins como física, química, economia, administração, engenharia, entre tantas outras, ou seja, em resumo “ela está em tudo”.

A imagem acima é um exemplo de uma equação diferencial. Nesse caso específico, temos a chamada equação da superfície mínima,
que é a forma codificada que os matemáticos encontraram para entender o comportamento surpreendente das películas de sabão.           http://snct.mctic.gov.br/semanact